LÍNGUA  LUSOFONIA  MEDIATECA  NOTÍCIAS

Lesliana Pereira

Biografia

Lesliana Pereira é uma beldade excepcionalmente simples. Massoxi, como é carinhosamente tratada familiarmente, frequentou o primeiro e segundo níveis no Colégio Angolano, localizado na Praia Morena, Benguela. Para além da moda, está ligada ao jornalismo sendo repórter na Globo Internacional.

Com 22 anos, nasceu a 9 de Outubro de 1987 no Soyo, província do Zaire, Lesliana Pereira também é empresária.

Por altura do seu nascimento ocorreu a morte do pai. Desde então, os parentes decidiram chamar-lhe Massoxi, que em kimbundu quer dizer lágrimas. É filha de Francisca José Amaro Gomes Pereira e de Raul Filipe Gomes Pereira. Pouco ou nada sabe da terra onde nasceu. Viveu grande parte da primeira infância e adolescência na cidade de Benguela.

“A minha mãe trabalhava no Ministério das Finanças. Por altura do meu nascimento, estava em missão de serviço no Soyo”, diz Lesliana Pereira. Em 1997, por problemas de saúde da irmã mais velha, Sofia, a família foi viver para Lisboa. Os médicos apontavam um estado clínico preocupante. Cancro em fase terminal. O destino de dona Francisca e dos três filhos foi Portugal.

Em Lisboa, nem tudo foi um mar de rosas para Lesliana Pereira. No período da manhã frequentava a escola e de tarde estava no hospital para fazer companhia à irmã mais velha. “A minha irmã acabou por falecer, vivemos momentos de muito desespero”. Por causa dos estudos, Lesliana Pereira continuou a viver em Portugal.

Rainha de Beleza

Lesliana Pereira nunca prestou grande atenção à moda. Participou de forma tímida em vários concursos de beleza em Portugal. Mas nem com isso alimentou o sonho de pisar os palcos.

Em Setembro de 2007, de férias em Angola, soube da abertura do concurso para eleição da mulher mais bela da província do Zaire. Resolveu concorrer mesmo sem o consentimento da mãe.

No fim das férias, a mãe levou-a de novo para Portugal. E contra a vontade de todos, uma semana depois fez as malas e regressou a Angola. O destino foi Mbanza Congo. “Sou uma mulher de desafios. Quando sei que tenho um desafio vou para a frente com todas as minhas armas”.

Graças ao apoio de Guida Paulo, radialista da Rádio Nacional de Angola (RNA), conseguiu inserir-se. Fez amizades e conheceu melhor a terra em que nasceu. Começou aí a sua meteórica ascensão. Anónima, no meio das muitas concorrentes, a sua maneira de desfilar despertou o interesse do público e do júri. Arrebatou a coroa de Miss Zaire.

Mudou-se então para M´banza Congo, com o intuito de desenvolver a sua actividade. Em 2008 venceu o concurso Miss Angola 2008.

Fonte: Jornal de Angola

 

Notícias

[gnews location="pt-PT_pt" search="%22lesliana pereira%22" num="10" list="UL" target="_blank" pubdate="true" pubtime="false" pubauthor="false"]