LÍNGUA  LUSOFONIA  MEDIATECA  NOTÍCIAS

Ivete Sangalo

Ivete Maria Dias de Sangalo (Juazeiro, 27 de Maio de 1972) é uma cantora, dançarina, compositora, produtora, empresária, arranjadora vocal, actriz, apresentadora e modelo brasileira.

Introdução

Começou a cantar aos 17 anos, em barzinhos de Salvador, incentivada por sua irmã Mónica San Galo. Alcançou sucesso ainda como vocalista da banda EVA, vendendo mais de 3,78 milhões de discos, e chegando a fazer cerca de trinta shows por mês.

Na sua carreira, Ivete já ganhou o GRAMMY Latino de ‘Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regiona’, e é recordista do Prémio Multishow, contabilizando 9 prémios, e vencedora de três prémios da 3° Open Web Awards.

Em 1999, chega às lojas o álbum Ivete Sangalo, cujas vendas alcançaram um disco de ouro, primeiro da carreira a solo da cantora, com vendas de mais de 100 mil cópias. Desse álbum, foi extraído o single “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim“, canção romântica que alavancou a sua carreira. Com o passar do sanos, Ivete lançou vários álbuns, a partir dos quais foram produzidos grandes singles como “A Lua Q Eu Te Dei“, “Festa“, “Sorte Grande“, “Flor do Reggae“, “Abalou“, “Quando a Chuva Passar“, “Berimbau Metalizado“, “Não Precisa Mudar“, entre outros.

Em 5 de Junho de 2009, Sangalo lança o décimo álbum de estúdio, em parceria com o canal Multishow. O álbum gerou os singles “Cadê Dalila?“, música do Carnaval de 2009, “Quanto Ao Tempo“, em parceria com Carlinhos Brown e “Na Base do Beijo“, canção para o Carnaval de 2010. Ainda nesse ano, a produtora da cantora, Caco de Telha, traz a tourné I Am… Tour, de Beyoncé ao Brasil. Além disso, Ivete Sangalo na sua colectiva de imprensa para o carnaval 2010, anunciou que em 04 de Setembro de 2010, será gravado no Madison Square Garden, em Nova Iorque, o 4º DVD da carreira da cantora, num show que contará com as presenças de Sting, Justin Timberlake e provavelmente da cantora Beyoncé.

Recentemente, a cantora ganhou o status de “Maior vendedora de DVDs do mundo“, ao atingir a incomparável marca de 604 mil cópias vendidas com o seu DVD ao vivo no Maracanã. Ela deixou para trás bandas como Nirvana, que vendeu cerca de 174 mil cópias com o DVD Unplugged in New York.

 

Biografia

Biografia

Vida Pessoal

Nasceu em Juazeiro, na Bahia, numa família de músicos. É irmã de Mónica San Galo, Cinthia San Galo, Marcos San Galo (já falecido), Jesus San Galo e Ricardo San Galo. Começou a cantar ainda criança, no colégio, com o seu irmão; aproveitava os intervalos para tocar violão. Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão.

A sua adolescência foi conturbada: aos 15 anos, Ivete perdeu o pai, Alsus Almeida de San Galo, de enfarte, e aos 16, o irmão Marcos, morreu atropelado em Salvador. Com a morte do seu pai, que era joalheiro, toda a família teve que procurar uma forma de se sustentar. Para isso, Ivete chegou a trabalhar como modelo e vendedora num shopping de Salvador, emprego que servia para divulgar a marmita comercializada por sua mãe após a morte do patriarca da família. Durante muito tempo, as quentinhas da Dona Maria Ivete serviram como fonte de renda e sustentáculo dos San Galo.

Aos 17 anos, iniciou a sua carreira musical tocando em barzinhos. A sua primeira apresentação foi num barzinho em Ondina, bairro de Salvador, levada por sua irmã Mónica San Galo, que já cantava e tocava no lugar. Em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se em Pernambuco. Na cidade natal, Juazeiro, recebeu convite para abrir o show de Geraldo Azevedo no teatro do Centro de Cultura João Gilberto.

Carreira

Banda Eva

De volta à capital baiana, foi convidada a participar num evento na cidade de Morro do Chapéu. Lá, conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Estava iniciado o reinado de Ivete na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns (cinco dos quais lançados pela PolyGram, actual Universal Music), vendendo mais de cinco milhões de cópias. Em 1992, a artista ganhou o Troféu Dorival Caymmi de melhor intérprete.

Aos poucos, a Banda Eva foi reaalizando alguns hits de sucesso, como “Flores“, “Beleza Rara“, “Levada Louca“, “Arerê“, “Pegue Aí“, entre outros. Em 1997, a banda entrou para história da música brasileira, lançando o álbum Banda Eva Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, transformando a banda na maior sensação do país, chegando a fazer cerca de trinta shows no mês. O Brasil viu que à frente da banda não existia apenas uma cantora de Carnaval, mas sim um grande talento. Com uma voz grave e um pouco rouca, Ivete mostrou que tinha talento de sobra, interpretando músicas do mais variados estilos, tornando-se a cantora de maior sucesso da actualidade.

Em 1998, no período de lançamento do álbum Eva, Você e Eu, o seu último trabalho com a banda Eva. Ivete substituiu a apresentadora Xuxa Meneghel, no seu programa Planeta Xuxa da Rede Globo, devido à sua licença de maternidade.

Carreira a Solo

A carreira a solo começou oficialmente no final da quarta-feira de cinzas de 1999, quando Ivete participou no seu último Carnaval com a Banda Eva. Em Abril, Maio e Junho daquele ano, gravou as 14 faixas do seu álbum a solo, Ivete Sangalo. O disco chegou a disco de ouro em 1999, com vendas de mais de 100 mil cópias. O número aumentou a partir de 2000, quando a canção romântica Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim (de autoria de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle) foi incluída na banda sonora da novela Uga Uga, da Rede Globo. A partir deste disco, Ivete determinou que Salvador seria sempre a primeira cidade das suas turnês.

Em seguida, lançou Beat Beleza onde Ivete se aventura por outros ritmos, como o pop e a música romântica, sem dispensar o axé. Entre as principais canções do álbum, estão Pererê, A Lua Que Eu Te Dei (incluída na banda sonora da novela Porto dos Milagres, também da Globo), Empurra-Empurra e Balanço Black (com participação do cantor Gilberto Gil).

Em 2001, foi lançado Festa, cuja faixa-título foi o grande sucesso de Ivete em 2002, tornando-se hino do penta-campeonato da Selecção Brasileira de Futebol no Campeonato do Mundo da FIFA. O álbum ainda se destacou com as canções Astral, Penso, Meu Maior Presente, a regravação de Narizinho (tema da personagem homónima do Sítio do Pica-Pau Amarelo, gravado para a temporada de 2001 do mesmo) e Back at One, cantada em dueto com o cantor norte-americano Brian McKnight. O disco contou com a participação do guitarrista Davi Moraes, que se tornaria marido de Ivete no ano seguinte. Ainda em 2001, falece a mãe de Ivete.

Em 2002, devido ao sucesso de “Festa“, a cantora recebeu a Selecção Brasileira de Futebol no seu trio eléctrico, numa festa realizada na capital federal, Brasília. No mesmo ano, foi lançada a colectânea romântica Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, com canções românticas dos seus discos e duetos gravados com artistas como Jorge Ben Jor, Jorge Aragão e o grupo Roupa Nova.

Em Agosto de 2003, lançou o quarto álbum a solo, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso. Com forte influência da música pop, teve como principal sucesso a canção “Sorte Grande“, que se tornou a música de Ivete mais passada nas rádios. Conhecida como “Poeira“, devido ao seu refrão, foi cantada pelas claques de várias equipas de futebol e pelos torcedores brasileiros nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, em Atenas, na Grécia. A canção “Somente Eu e Você“, foi escolhida pela Rede Globo para a telenovela Kubanacan. Anteriormente, Ivete protagonizou uma campanha publicitária das sandálias Grendha, com a regravação de “Você e Eu, Eu e Você (Juntinhos)“, sucesso de Tim Maia. A canção, produzida e executada pelo guitarrista e multi-instrumentista Davi Moraes, na época marido de Ivete, também foi incluída no disco.

No dia 21 de Dezembro do mesmo ano, comemorou os 10 anos de carreira desde a Banda Eva com a gravação do seu primeiro álbum a solo ao vivo: o MTV Ao Vivo Ivete Sangalo, gravado no Estádio Fonte Nova em Salvador, para um público de mais de 60 mil pessoas e com a participação dos cantores Tatau (líder do Ara Ketu à época), Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Davi Moraes (guitarrista e marido de Ivete) e a dupla Sandy e Júnior. O álbum foi lançado em CD e DVD em Maio de 2004. A sua versão em DVD vendeu mais de 700 mil cópias, sendo o DVD mais vendido da história da Universal Music Brasil. Ainda em 2004, Ivete conquistou grande projecção internacional durante o Rock in Rio Lisboa. No fim do mesmo ano, termina o casamento da cantora com Davi Moraes.

Em Outubro de 2005, foi lançado o álbum As Super Novas, com tiragem inicial de 650 mil cópias e tendo como principais sucessos as canções Abalou o Poder, A Galera, Chorando Se Foi (regravação do grupo franco-brasileiro de lambada Kaoma) e mais duas canções em bandas sonoras de novelas da Rede Globo: Soy Loco Por Ti América (regravação de Gilberto Gil, tema de abertura de América) e Quando a Chuva Passar (incluída na banda sonora de Cobras & Lagartos). Ainda em 2005, Ivete recebeu o Prémio TIM de Melhor Cantora Regional e de Melhor Cantora no voto popular.

Em 2006, Ivete ganhou os prémios de Melhor Cantora do Troféu Band Folia (da Rede Bandeirantes) e o Troféu Dodô e Osmar, considerado o Óscar do Carnaval de Salvador (categoria da qual foi vencedora pela 8ª vez consecutiva). No Carnaval de Salvador do mesmo ano, Ivete chegou a fazer duetos com o cantor irlandês Bono Vox, líder do grupo U2, que se apresentou em São Paulo na época. Em Junho, esteve em Portugal, onde participou na segunda edição do Rock in Rio Lisboa, sendo escalada para o primeiro dia, com um público de mais de 100 mil pessoas. No mesmo mês, esteve na Alemanha, onde se realizou a Taça do Mundo FIFA de 2006.

Em 16 de Dezembro do mesmo ano, Ivete Sangalo gravou no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, reunindo um público de aproximadamente 50 mil pessoas, o seu segundo CD e DVD ao vivo: Multishow ao Vivo: Ivete no Maracanã, em parceria com o canal por cabo Multishow. Participaram como convidados os cantores Samuel Rosa (Skank), Saulo Fernandes (Banda Eva), Durval Lelys (Asa de Águia), MC Buchecha e o espanhol Alejandro Sanz. O CD e DVD foi lançado em Março de 2007, com vendas de 120 mil cópias apenas no dia do lançamento. Num mês, CD e DVD tinham vendido, juntos, 220 mil cópias. O álbum rendeu a Ivete o Prémio Multishow de 2007, nas categorias Melhor CD e Melhor Show. Além disso, é actualmente o DVD mais vendido da história da música brasileira e da gravadora Universal Music, com mais de um milhão de cópias vendidas. Ainda em 2007, Ivete foi indicada para receber o Prémio Jovem Brasileiro no Memorial da América Latina (MAL), que teve como apresentador Serginho Groismann. Representada pelo seu empresário, a cantora levou o Prémio Jovem Brasileiro como melhor cantora indicada pelos jovens através de votação pela internet.

Em 2008, Ivete Sangalo abriu a terceira edição do Rock in Rio Lisboa e também a primeira edição do Rock in Rio em Madrid (Espanha), reunindo um público de 120 mil pessoas. No mesmo ano, lançou o álbum infantil “Veveta e Saulinho: A Casa Amarela”, juntamente com o vocalista da banda Eva, Saulo Fernandes.

Estima-se que Ivete Sangalo possua um património de cerca de 400 milhões de reais (132 milhões de euros), cobrando actualmente 500 mil reais por uma apresentação e mais de um milhão de reais por campanhas publicitárias na TV.

Em 2009, grávida, Ivete lançou o CD e DVD Pode Entrar: Multishow Registo, que foi gravado no estúdio na sua própria casa em Salvador. O álbum contou com as participações especiais de Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo (líder de Los Hermanos), Saulo Fernandes, da banda cearense Aviões do Forró, e de Mónica San Galo, irmã da cantora. Os seus principais sucessos são Agora Eu Já Sei, Sintonia e Desejo (dueto com os Aviões do Forró), Teus Olhos (dueto com Marcelo Camelo), Na Base do Beijo, Quanto Ao Tempo (dueto com Carlinhos Brown) e Cadê Dalila (eleita a música do Carnaval 2009 no Troféu Dodô e Osmar).

No dia 17 de Agosto de 2009, Ivete Sangalo recebeu quatro indicações ao Grammy Latino de 2009, nas categorias Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Vídeo Musical (versão longa), com o álbum Pode Entrar; Melhor Canção Brasileira, com a canção Agora Eu Já Sei; e Melhor Álbum Infantil, com Veveta e Saulinho – A Casa Amarela.

Em parceria com a rede de lojas Riachuelo, Ivete lançou uma linha de roupas com a sua marca. A grife, formada por calças, blusas, lingerie, moda praia e calçados chegou às lojas no dia 17 de Novembro.

Também está confirmado o projecto do seu terceiro DVD ao vivo, que será gravado no Madison Square Garden, em Nova Iorque. O projecto foi anunciado originalmente para ser gravado em Novembro de 2009; porém, foi adiado para 4 de Setembro de 2010 na Ivete Sangalo Tour. O cantor Lenny Kravitz confirmou a participação especial no DVD da cantora brasileira durante a edição 2008 do Rock in Rio, na qual ambos os artistas participaram, ocorrida simultaneamente em Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha).

Ivete Sangalo foi a artista feminina que mais DVDs vendeu no Brasil em 2007. A sua música “Berimbau Metalizado” foi o primeiro single brasileiro a receber a certificação de ouro, com 50 mil downloads digitais.

2010: Shows com Beyoncé e DVD Ao Vivo no Madison Square Garden em Nova Iorque. Ivete pagou um curso de inglês para ela e para a sua equipa/banda para as apresentações na tournée de Beyoncé>.

A cantora queria que o encontro com os norte-americanos fosse de total entendimento entre ambos. Ivete Sangalo também comentou que, com isso, seria a porta de entrada para a sua carreira internacional, e que, em Setembro de 2010 ela gravaria um novo DVD ao vivo no Madison Square Garden, na cidade de Nova Iorque.

Maternidade

Em 2009, Ivete engravidou do seu namorado Daniel Cady, então com 24 anos, e o bebê, Marcelo Sangalo Cady, nasceu em 2 de Outubro de 2009 de cesariana, por volta das 20:55h, com 3,6 kg e 50 cm, no Hospital Português, na cidade de Salvador, Bahia. Desde então, Daniel Cady mora no apartamento de Ivete, em Salvador.

Voz

A sua classificação vocal é contralto.

* Notas mais baixas: A2 (na canção “Ilumina”); C2 (na canção “A Lua Q Eu T Dei”); e Bb2(“Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”)
* Notas mais altas: C4 (no trecho “Me queira bem, durma bem, meu amor”, após o solo da canção “A Lua Q Eu T Dei”) e no refrão da canção “Deixo”.

Alcance vocal:2,2 oitavas.

 

Empreendimentos

Outros Empreendimentos

Ivete não se limitou apenas à música; tornou-se empresária, sendo dona da produtora Caco de Telha, possui o seu próprio trio (Demolidor) e próprio bloco carnavalesco, o Cerveja e Cia, o qual detém franquias em várias capitais do Brasil. Também é sócia do tradicional e badalado Bloco Coruja. Entre os planos da cantora está também a construção de uma luxuosa casa de shows na capital baiana e a sua própria fundação para beneficiar os mais carentes.

Devido à sua marcante aparição na TV, e a sua ótima desenvoltura e desempenho da audiência nos programas, Ivete passou a comandar o especial de fim de ano Estação Globo. Estrelou os comerciais da Chevrollet, Nova Schin, Arisco, Azaléia, Danone, Avon, Garnier, Grendha, Philips e Bradesco.

Projecto De Animação

Depois do recente lançamento do CD e DVD “Multishow Registo: Pode Entrar”, a cantora não pára de inovar.

A produtora Caco Motion está a desenvolver o projecto de animação, cuja personagem principal é inspirada na cantora Ivete Sangalo. E o filme, totalmente produzido na Bahia, já está em precesso de produção; chama-se “Ivete Stellar e a Pedra da Luz”, o trailer já está na internet e já causa curiosidade nas crinças e no seu público em geral.

Banda do Bem

A “Banda do Bem” é a banda que acompanha Ivete desde o início da sua carreira a solo, em 1999. Alguns dos seus músicos são bastante conhecidos do axé music, como o baixista Gigi (que já tocou com Netinho) e o baterista Toinho Batera (que já acompanhava a cantora desde 1996, ainda na Banda Eva).

Luciano Calazans foi baixista da “Banda do Bem” e também gravou com vários artistas baianos. Em 2003 grava o seu primeiro trabalho a solo, o álbum “Contrabaixo Astral“, ganhando neste mesmo ano, o prémio de melhor arranjo com a música “Valsinha”, de sua autoria, na segunda edição do Festival De Música da Rádio Educadora. Guiga Scott, trompetista, é actualmente músico da banda de apoio do Jammil e uma Noites. Rudnei Monteiro, guitarrista, acompanhou Ivete desde a Banda Eva, desligando-se em fins de 2004. Juninho Costa, também guitarrista, participou em vários discos como convidado e foi efectivado em 2003, desligando-se em 2008. Recentemente, assumiu o posto de guitarrista da banda da cantora Cláudia Leitte.

Vários outros músicos participaram em gravações com Ivete, entre eles Márcio Victor, percussionista e líder da banda Psirico; Eduardo Josino e Josino Eduardo (Dú e Jó), percussionistas conhecidos por trabalharem com Caetano Veloso; e Davi Moraes, que foi casado com Ivete Sangalo entre 2002 e 2004, participando nos discos Festa (2001) e Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso (2003) (no qual gravou todas as guitarras).

 

Filmo/Discografia

Filmografia

1998 – Simão, o Fantasma Trapalhão (Estrela)
2006 – Xuxa Gémeas (Alice)

Televisão

1998 – Planeta Xuxa (Apresentadora)
2000 – Brava Gente (Rosália)
2005 – Estação Globo (Apresentadora)
2005 – Presente América (Ivete – participação especial)
2007- Paraíso Tropical (Ivete – participação especial)
2009 – Casseta e Planeta (Ivete – participação especial)

Discografia

Álbuns De Estúdio

* 1999: Ivete Sangalo
* 2000: Beat Beleza
* 2001: Festa
* 2003: Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso
* 2005: As Super Novas
* 2008: Veveta e Saulinho – A Casa Amarela
* 2009: Pode Entrar: Multishow Registro – CD e DVD

Tournées

* 2008-2010: Tournées de Ivete Sangalo

Colectâneas

* 2002: Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim
* 2005: A Arte de Ivete Sangalo
* 2005: Novo Millennium – Ivete Sangalo
* 2006: O melhor de Ivete Sangalo
* 2008: Perfil – Ivete Sangalo

CDs e DVDs Ao Vivo

* 2004: MTV Ao Vivo – Ivete Sangalo
* 2007: Multishow ao Vivo – Ivete no Maracanã
* 2010: TBA – (O novo DVD ao vivo será gravado em 4 de Setembro no Madison Square Garden, em Nova Iorque)

 

Prémios

Prémios

Latin Grammy Awards

* 2005: Melhor álbum brasileiro de raízes/música regional – MTV Ao Vivo

Melhores do ano: Domingão do Faustão

* 2002: Melhor Música – “Festa”
* 2003: Melhor cantora
* 2004: Melhor cantora
* 2004: Melhor Música – “Sorte Grande”
* 2006: Melhor cantora
* 2006: Melhor Música – “Quando a Chuva Passar”
* 2007: Melhor cantora
* 2008: Melhor cantora
* 2009: Melhor cantora

Prémio Melhor Brasileiro

2007 – Prémio Jovem Brasileiro – Melhor Cantora indicada pelos jovens – Votação pela internet

Prémio Tim de Música

* 2005: Melhor cantora voto popular
* 2005: Melhor cantora regional
* 2008: Melhor cantora voto popular
* 2008: Melhor cantora regional

4º Prémio As Mulheres Mais Influentes do Brasil

* 2007: Categoria Entretenimento – Ivete Sangalo

Prémio Brasileiro do Ano – Revista Isto É Dinheiro

* 2007: Categoria Música: Ivete Sangalo

Troféu Dodô e Osmar

1995
* Cantora revelação: Ivete sangalo
* Banda Revelação: Banda Eva

1996
* Melhor cantora: Ivete Sangalo

1997
* Melhor banda: Banda Eva

1998
* Melhor banda: Banda Eva
* Melhor cantora: Ivete Sangalo

1999
* Melhor cantora: Ivete Sangalo

2001
* Melhor cantora: Ivete Sangalo
* Bloco alternativo: C & C

2002
* Melhor música: Festa
* Melhor cantora: Ivete Sangalo
* Melhor banda: Banda do bem
* Melhor bloco de trio: Os Corujas

2003
* Melhor abadá de bloco: Coruja

2004
* Melhor bloco trio avenida: coruja
* Melhor banda: Banda do bem

2005
* Melhor cantora: Ivete Sangalo
* Instrumentista: Tonho batera

2006
* Melhor cantora: Ivete Sangalo
* Percussionista: Cara de Cobra

2007
* Melhor cantora: Ivete Sangalo

2008
* Melhor cantora: Ivete Sangalo

2009
* Melhor cantora: Ivete Sangalo
* Melhor música: Cadê Dalila
* Melhor banda: Banda do bem

Prémio Multishow de Música Brasileira

* 1999: Melhor Cantora
* 2001: Melhor Música – “Se eu não te amasse tanto assim”
* 2003: Melhor Cantora
* 2008: Melhor DVD – “Ivete Sangalo MTV Ao Vivo”
* 2006: Melhor Show
* 2007: Melhor Show
* 2007: Melhor CD
* 2008: Melhor Cantora
* 2008: Melhor DVD – “Ivete Sangalo Ao Vivo no Maracanã”
* 2008: Melhor Instrumentista – Radamés Venâncio

 

Notícias

[gnews location=”pt-PT_pt” search=”%22ivete sangalo%22″ num=”10″ list=”UL” target=”_blank” pubdate=”true” pubtime=”false” pubauthor=”false”]